Como escolher o protetor solar certo

Como escolher o protetor solar certo

A indústria dermo-cosmética evoluiu tanto nos últimos tempos que é fácil encontrar protetores solares para diferentes tipos de pele, bem como protetores solares de várias texturas, incluindo alguns que são combinados com outros produtos de cuidados faciais.

É fundamental saber que usar um protetor solar de fator elevado não é o mesmo que usar um protetor solar com pouco ou nenhum fator; quanto mais elevado for o fator, mais tempo a pele demora a queimar e mais filtrará os raios UVB. Embora a proteção seja necessária, também é importante considerar que quanto maior for a proteção, mais químicos o produto contém.

Outra recomendação útil é o uso diário de protetor solar, independentemente de estar exposto à luz solar direta ou de ser um dia nublado.

Existem diferentes tipos de protetores solares para diversos tipos de pele, diferentes idades e diferentes condições de pele, portanto é essencial conhecer o seu tipo de pele, que pode ser normal, seca, mista, oleosa ou sensível.

A seguir, algumas dicas para diferentes tipos de pele, para poder escolher o melhor protetor solar.

Protetores solares para cada tipo de pele

Protetores solares

Protetor solar para peles secas

Tendo pele seca, é necessário escolher protetores solares mais cremosos, de elevado espectro e hidratantes para proteger a pele do envelhecimento prematuro causado pelos raios solares e pela desidratação da pele.

Protetores solares para peles mistas

A pele mista combina características de pele seca e oleosa. As pessoas com esse tipo de pele têm algumas áreas do rosto com pele seca e outras com pele oleosa. Por isso, é importante escolher um protetor solar adequado para esse tipo de pele, e não aplicar qualquer protetor solar, deixando de lado as condições particulares da pele mista.

Protetores solares para pele oleosa

A pele oleosa é naturalmente muito hidratada, com um aspeto mais brilhante e os poros normalmente mais dilatados.

O melhor protetor solar para o rosto pele oleosa é aquele que minimiza essa condição e dá ao rosto um aspecto mate, ao mesmo tempo que protege a pele. Além disso, se recomenda que tenha ácido salicílico.

Protetor para peles sensíveis

Para as peles sensíveis, é aconselhável utilizar uma proteção 100% física para evitar reações alérgicas geradas por produtos químicos. É aconselhável consultar um dermatologista ao escolher um protetor solar para esse tipo de pele, especialmente se estiver fazendo um tratamento especial de cuidado da pele.

Protetores solares para serem usados em casos de manchas ou melasma

usados em casos de manchas ou melasma

O melasma é um distúrbio cutâneo caracterizado pelo aparecimento de manchas ou pigmentação escura, que é mais comum na pele escura. O melasma pode ser causado tanto por alterações hormonais como pela exposição solar.

Se deve dar mais atenção à proteção solar quando aparece esse tipo de condição. É fundamental usar um protetor solar de alto espectro, acima de FPS 50, e fórmulas especiais para hiper pigmentação.

Outra recomendação é que o protetor solar tenha uma cor que proteja da luz visível, tanto do sol como dos aparelhos eletrónicos. O protetor solar deve ser aplicado mesmo quando se está dentro de casa, porque se está exposto à luz visível.

No caso da pele com melasma, por ser uma pele fotossensível, a quantidade de protetor solar usada também é um detalhe importante, pois não adianta estar sempre usando protetor solar se a quantidade não for suficiente para uma boa proteção.

Os protetores solares que indicam efeitos despigmentantes são outros grandes aliados para pessoas com melasma e/ou aparecimento de manchas na pele.

Quais são as marcas mais populares de protetores solares?

  • Eucerin:
    A Eucerin é uma marca de longa data especializada no cuidado da pele. Em termos de protetores solares, a Eucerin é conhecida pelas suas fórmulas inovadoras, como a produção do melhor protetor solar antienvelhecimento, e por ser precursora nos estudos sobre a exposição solar.
  • Nívea:
    A marca Nivea tem conseguido se manter à frente da concorrência, mantendo os padrões e exigências procurados pelos consumidores.
  • Vichy:
    Os protetores solares Vichy são recomendados por dermatologistas e especialistas da pele por causa de suas fórmulas e indicações para os diferentes tipos de pele.
  • Neutrogena:
    A Neutrogena sempre foi referida como uma marca dermatológica, longe das que se centram na beleza, razão pela qual os seus protetores solares são escolhidos por um grande número de consumidores.
  • La Roche Posay:
    Outra das marcas de protetores solares recomendadas para peles sensíveis ou que necessitem de tratamentos especiais. Reconhecida por ter o melhor protetor solar para o rosto com cor.

Aspectos a considerar na escolha de um protetor solar

Resistência à agua

Além dos cuidados, características particulares, exigências e necessidades para a escolha dos protetores solares, existem alguns aspectos de mercado que não devem ser descuidados ao decidir consumir um produto, nesse caso os protetores solares.

  • Resistência à agua:
    Se deve ter especial cuidado com os protetores solares que mencionam entre as suas características serem impermeáveis ou terem total resistência à água, pois se sabe que após períodos prolongados de tempo na água, no mar ou em piscinas, perdem ou diminuem consideravelmente as suas capacidades protetoras. Nesse caso, é aconselhável retocar a quantidade de protetor solar depois de estar na água.
  • Cuidados com o meio ambiente:
    Hoje em dia, é relevante apoiar e consumir marcas que sejam amigas do meio ambiente, tanto nos ingredientes que usam como nos recipientes em que são acondicionados e no seu tempo de decomposição.
    No caso dos protetores solares, é também importante cuidar do ecossistema marinho e verificar que os ingredientes usados não o danifiquem.

Com toda essa informação, você poderá pesquisar e fazer uma escolha informada de um protetor solar que cumpra com todas suas necessidades.

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Como escolher o protetor solar certo, você pode visitar a categoria Corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up