Melhores pneus para bicicleta

Melhores pneus para bicicleta

Aqueles que gostam de atividades ao ar livre e exercícios encontram na bicicleta uma excelente oportunidade de combinar ambas as atividades. A bicicleta proporciona uma bela sensação de liberdade e permite ao ciclista a experiência de conhecer novos lugares e, acima de tudo, experimentar uma vida mais saudável.

Entrar no mundo do ciclismo também implica conhecer alguns aspectos técnicos que melhoram a experiência. Nesta revisão, apresentamos uma série de aspectos fundamentais sobre os diferentes modelos de pneus disponíveis no mercado que o ajudarão a evitar acidentes e contratempos.

Como escolher o pneu ideal para sua bicicleta

Seja por hobby ou esporte, o ciclismo deve ser uma atividade segura, que lhe traga tranquilidade e, para isso, é importante saber escolher os componentes da sua bicicleta com algum conhecimento.

Nesse sentido, os pneus de bicicleta são fundamentais, inicialmente por segurança, mas também para um bom desempenho. Escolher os pneus ideais permitirá que você desenvolva sua atividade sem se preocupar com furos ou perdas de ar.

Critérios fundamentais para escolher o pneu ideal

O mercado é muito amplo e oferece uma destacada variedade de tamanhos, materiais e modelos pensados para os diferentes tipos de bicicletas e os diferentes terrenos de competição ou passeio. Também é importante a pressão que cada tipo de pneu suporta, a largura e o diâmetro.

Cinco pneus para bicicletas de montanha

Se são seus primeiros passos na área e você ainda não conhece as marcas que mais se destacam no mercado, sugerimos que você experimente modelos de empresas como Pirelli, Continental, Levorin ou Michelin. Além disso, sempre procure conhecer o diâmetro do aro da sua bicicleta e as condições de uso.

Cinco pneus para bicicletas de montanha

A seguinte referência de pneus se ajusta às diferentes necessidades que requerem os diferentes tipos de ciclismo de montanha, também conhecido como MTB. Para uma escolha favorável, informe-se sobre os valores de velocidade, desempenho e versatilidade dos modelos disponíveis.

Maxxis Minion DHF

O pneu Maxxis é um pneu de velocidade média usado em enduro e downhill por seu excelente controle e tração. É um modelo robusto, devido ao reforço em sua carcaça, compatível com tubeless.

Schwalbe Racing Ralph

Especial para rotas rápidas e competição por seu foco na velocidade, são ideais para o Cross Country. São de alta velocidade e robustez média, pois estão otimizados para peso e desempenho. Têm compatibilidade com tubeless.

Continental Mountain King

Compatíveis com tubeless, são pneus de boa versatilidade e tração de uso misto. Seu uso principal ocorre em terra e asfalto, pois suportam muito bem o atrito do terreno graças à sua robustez. Por outro lado, sua velocidade é média.

Vittoria Mezcal

É um modelo que se destaca por sua excelente relação custo-benefício, pois seu desempenho em diferentes terrenos é muito bom. Ainda assim, o uso principal que lhe é atribuído é o de trilhas leves por sua alta velocidade. Não são caracterizados pela robustez e são compatíveis com tubeless.

WTB Riddler

É um modelo compatível com tubeless de robustez média e alta velocidade. Esta última característica permite que se destaque em velocidade e um desempenho ótimo em terrenos mistos como cascalho ou asfalto.

Dicas importantes para pedalar com segurança

Todas as atividades ao ar livre têm seus riscos e o ciclismo, dependendo do terreno em que é praticado, serão as medidas que você deve tomar. De qualquer forma, há uma série de conselhos gerais a seguir para minimizar os possíveis riscos.

Usar capacete

O capacete é fundamental, deve ser usado corretamente e estar em bom estado.

Revisar a bicicleta antes de sair

Verifique antes de sair que os freios estão funcionando, que os pneus estão corretamente inflados e que a corrente e engrenagens estão limpas e lubrificadas.

Roupas adequadas e acessórios de visibilidade

A visibilidade é muito importante, pois previne acidentes e, por isso, aconselha-se roupas com aplicações refletoras ou de cores brilhantes. Acessórios refletores também são colocados na bicicleta, suas rodas e quadro.

Complete com luzes dianteiras e traseiras para aumentar a visibilidade tanto sua quanto dos demais veículos que circulam. E, para maior proteção, use óculos e luvas, que proporcionarão conforto quando o trajeto for longo.

Regras de trânsito

Respeite as normas, a sinalização e os semáforos em cada caminho que você percorre. Dirija sua bicicleta sempre na direção correta de cada rua e indique cada uma de suas manobras, como viradas ou mudanças de faixa.

Atenção, concentração e capacitação

A atenção ao ambiente é tão importante quanto o caminho e sua própria bicicleta. Não use dispositivos que diminuam seus sentidos ao dirigir, como telefones ou fones de ouvido.

Capacitar-se em segurança no trânsito é uma excelente ferramenta para sua segurança e a dos outros, pois permitirá que você tome decisões em momentos de perigo iminente e assim atenue os possíveis riscos.

Kit de emergência

Um elemento fundamental é a identificação pessoal. E, se você gosta de fazer passeios fora da zona urbana, o melhor é levar consigo um kit básico que contenha uma câmara de reserva e as ferramentas básicas.

Como detectar o momento certo para trocar o pneu da bicicleta?

Os pneus mostram sinais de desgaste com o passar do tempo e a frequência de uso, por isso estabelecer um tempo relativo de vida útil não é fácil. De qualquer forma, é possível afirmar que quando o pneu dá os primeiros sinais de rachaduras na banda de rodagem ou nas laterais, esse é o momento de trocá-los. Eles também devem ser trocados uma vez que as "gengivas" começam a se apagar até ficarem lisas.

Medidas de pneus para bicicleta

As medidas mais conhecidas são a largura e o tamanho do pneu em polegadas, embora exista também o ETRTO com uma margem de erro baixa. Esta é uma medida internacional composta por 5 dígitos, dos quais os dois primeiros representam a largura e o restante, a medida em milímetros da parte interna do pneu.

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Melhores pneus para bicicleta, você pode visitar a categoria Saúde e Bem-Estar.

Conteúdo Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up