Dicas para montar um computador personalizado e perfeito para você

montar um computador personalizado

Montar um PC a medida oferece muitas vantagens: você pode selecionar cada componente de acordo com suas preferências e escolher o estilo do gabinete, além de ajudar você a economizar algum dinheiro.

Porém, montar um PC personalizado, básico ou para criação de conteúdo, não é fácil se você nunca fez essa tarefa. Embora você possa pensar que é tão fácil quanto seguir as instruções de um manual, existem algumas dicas para construir um PC que podem ser muito úteis se você for iniciante.

Primeiro, selecione os componentes

A primeira coisa que você deve fazer é selecionar quais componentes deseja comprar de acordo com o tipo de uso que dará ao seu PC e ao seu orçamento.

Os componentes fundamentais de cada PC são:

  • A placa-mãe: lá conectaremos todos os componentes e incluirá as portas de conexão e outras opções de conectividade.
  • O processador ou CPU: é responsável pela execução de todas as tarefas.
  • A placa gráfica: processa os dados do PC e os transmite ao monitor em forma de imagens. Isso pode ser integrado à CPU ou ser um componente dedicado.
  • O cooler da CPU: garante que o processador seja mantido em uma temperatura adequada.
  • Memória RAM: armazena, em curto prazo, a informação que a CPU necessita para funcionar.
  • Dispositivos de armazenamento: seja no formato SSD, que é mais rápido e caro, ou no formato HDD, que oferece maior quantidade de armazenamento por um preço menor.
  • A fonte de alimentação: é responsável por fornecer energia ao PC com segurança.
  • A caixa ou gabinete: protege os componentes do PC contra poeira e sujeira do ambiente, ao mesmo tempo que permite que eles esfriem adequadamente. Eles podem ser encontrados em diferentes tamanhos e estilos.

Defina suas prioridades

Defina suas prioridades

Se você possui um orçamento limitado, é recomendável estabelecer prioridades na hora de escolher seus componentes de acordo com suas necessidades. Você sempre pode montar um PC básico com, por exemplo, um bom processador e depois adicionar outros componentes mais poderosos ao longo do tempo. Por exemplo, tanto a RAM quanto o armazenamento podem ser expandidos sem problemas.

Ao adquirir os componentes básicos para o seu PC, recomendamos que você leve vários fatores em consideração.

A placa-mãe deve ser compatível não apenas com os componentes que você vai comprar em primeiro lugar, mas você também deve considerar as possíveis atualizações que fará no futuro, para evitar a necessidade de adquirir uma nova placa-mãe e construir o PC do zero novamente.

Nesse ponto, é de extrema importância que o soquete da placa-mãe, onde está colocado o processador, seja compatível com ele.

A mesma coisa acontece com a fonte de alimentação. Embora uma fonte de alimentação mais potente seja um pouco mais cara, optar por um modelo que suporte os componentes que você adicionará no futuro acabará economizando seu dinheiro.

Considere despesas extras ao criar um orçamento

Embora os componentes que mencionamos acima sejam a base de todo PC, você deve considerar que existem algumas despesas extras que podem ser adicionadas ao seu orçamento.

Para montar um PC do zero você precisará de algumas ferramentas e também de um tubo de pasta térmica. Você também pode considerar comprar alguns utensílios para manutenção e limpeza do seu micro, o que economizará dinheiro no futuro.

Embora essas compras não impliquem um grande investimento, também terá que comprar os periféricos necessários e esses são um pouco mais caros. Os monitores, por exemplo, são bastante caros, por isso é melhor comprar um de boa qualidade para não ter que pensar em um gasto extra no futuro.

Por outro lado, teclados e mouses, não são tão caros. É por isso que, se você tiver um orçamento apertado, poderá optar por comprar modelos econômicos e economizar e depois comprar um mouse para jogos melhor ou um teclado mecânico.

É por isso que, se você deseja construir o melhor PC gamer de acordo com seu orçamento, recomendamos que primeiro invista em componentes caros, necessários e não atualizáveis, como o processador e o monitor, e depois economize para comprar uma boa placa de vídeo, um conjunto de fones de ouvido para jogos, mouse e teclado, alto-falantes ou webcam.

Dicas úteis para selecionar corretamente os componentes

Se você não tem certeza de quais componentes comprar, ou se duvida de sua compatibilidade, você pode utilizar algumas ferramentas que o ajudarão a tirar essas dúvidas.

Você pode pesquisar em vários sites listas de componentes para montar o melhor PC para jogos, para design ou para escritório. Existem também sites que comparam o desempenho de diferentes modelos de processadores e placas gráficas em diferentes tarefas, o que pode ajudar você a decidir entre um produto ou outro.

Além disso, muitos sites que vendem componentes oferecem a possibilidade de verificar se eles são compatíveis entre si, principalmente em relação ao processador e placa-mãe, ou à fonte de alimentação e demais componentes.

O que mais você precisa para construir seu PC?

Depois que os componentes forem adquiridos, você precisará de algumas ferramentas para montar seu PC corretamente.

Se certifique de ter chaves de fenda de tamanhos diferentes de acordo com os parafusos que acompanham as diferentes peças. Se você tiver uma chave de fenda de ponta magnética, melhor ainda, pois isso facilitará muito a montagem com parafusos pequenos.

Você também precisará de um alicate, braçadeiras e um pequeno tubo de pasta térmica. Além disso, ter outras ferramentas como cortador, tesoura ou fitas de velcro pode ser útil, embora não seja essencial.

Alguns cuidados importantes

Ao montar todos os componentes, verifique de fazer isso em uma superfície limpa e em um material não condutor, como madeira. Além disso, faça todo o seu trabalho sem conectar nenhuma peça à corrente elétrica, verifique que o equipamento esteja sempre desconectado.

Por outro lado, nunca force os componentes nem os trate de maneira rude. Já a placa-mãe deve ser agarrada pelas laterais e seus componentes não devem ser tocados fora do necessário para a montagem do micro.

E por último, antes de começar, reserve um tempo para ler as instruções de cada produto. Isso o ajudará a montar o micro com mais facilidade e evitará qualquer tipo de dano aos componentes.

Como seguir o passo a passo para montar um PC?

Ao configurar o PC, é muito importante que você siga as instruções do manual da placa-mãe.

Embora seja mais seguro deixar a montagem de um PC para alguém treinado no assunto, é uma tarefa que qualquer pessoa pode realizar seguindo as instruções ao pé da letra e com bastante cuidado.

Você também pode utilizar outros recursos que facilitam a tarefa de montar um PC de forma simples e sem danificar nenhum componente. Você pode encontrar diversos tutoriais, escritos e em vídeo, que ajudam a entender melhor como montar de acordo com o modelo da sua placa-mãe e também fornecem conselhos valiosos que podem não estar especificados no manual.

Claro, é fundamental recorrer a fontes confiáveis para evitar qualquer tipo de problema. Tutoriais feitos pela marca da sua matrícula ou por criadores de conteúdo com experiência na área são uma ótima opção.

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Dicas para montar um computador personalizado e perfeito para você, você pode visitar a categoria Computadores.

Conteúdo Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up