Motorola vs. Samsung: qual é o melhor nas faixas intermediária e superior?

Motorola vs. Samsung

Os smartphones estão no auge. Hoje em dia, cada vez mais marcas estão aparecendo no mercado e mudando da noite para o dia. Além de oferecer mais opções, isso fez com que marcas históricas redobrassem seus esforços para se manterem relevantes.

Hoje você verá sobre duas dessas marcas, Motorola vs Samsung, e verá dois dos modelos mais populares em confronto.

Embora tenha sido escolhido apenas dois modelos de cada marca para a comparação, eles foram selecionados por estarem entre os mais representativos de cada marca.

Do lado da Motorola, na gama média e alta, você vê as diferentes versões do Motorola Edge 30, uma de suas linhas mais importantes e bem conservadas.

Já do lado da Samsung, para representar sua gama média, você vê o A53, um dos modelos mais populares até o momento. Quanto ao topo de linha, tem-se o carro-chefe: o Samsung Galaxy S22.

Comparação de modelos

Motorola Edge 30

Como a qualidade das diferentes marcas geralmente não é igual em todas as áreas, a melhor maneira de fazer justiça a cada marca é ver como elas se saem em duas das faixas mais relevantes: média e alta. Não é incomum encontrar marcas que produzem excelentes equipamentos de ponta, mas negligenciam os de médio porte.

E, por outro lado, existem também aquelas empresas que são boas em produzir smartphones econômicos ou de médio porte (como o Moto G), mas simplesmente não conseguem acompanhar os de ponta (como no caso da Huawei).

Médio porte: Motorola Edge 30 vs. Samsung Galaxy A53 5G

Começando pela a faixa intermediária. Veja mais sobre a tela. Neste aspecto, eles estão em pé de igualdade, com uma tela de tamanho e resolução iguais. Mas isso não é tudo.

Se você mais de perto, verá que os dois modelos usam tecnologias de tela diferentes: o Moto Edge usa o P-OLED, enquanto o A53 opta pela versão OLED da Samsung, o AMOLED. Os dois são bastante parecidos, no entanto, o AMOLED é geralmente o que mais se destaca.

Nesse caso, se perguntar qual melhor celular Motorola ou Samsung, a resposta é o Samsung.

Mas se quiser ser ainda mais detalhistas, pode-se observar a taxa de atualização. Isso nos diz o quão "fluida" a tela parece quando a se usa para ações como abrir aplicativos ou rolar a tela.

Embora aqui também haja igualdade de condições, o Edge 30 supera o A53 com uma taxa de atualização de 144 Hz em comparação com os 120 Hz do último.

Passando para o processador, ambos têm a mesma velocidade de RAM (6 GB) e, embora os modelos sejam diferentes (Snapdragon 776 G Plus para o Edge 30 e Exynos 1280 para o A53), os dois têm desempenho muito semelhante. Portanto, é difícil dizer se o Motorola ou Samsung 2023 será o vencedor neste caso.

Passando para a câmera, a discussão se torna um pouco mais difícil. Embora o A54 tenha um sistema de câmera principal (64 MP vs. 50 MP) e quádruplo melhor do que o triplo do Edge, quando se trata de câmeras secundárias, o Edge sai na frente.

Samsung compensa com uma câmera macro

O panorama do Edge é quase cinco vezes maior do que o do A54, com 50 MP em comparação com os 12 do modelo da Samsung. Portanto, se pensar em qual melhor câmera de celular Motorola o Samsung, a resposta estará do lado da Motorola.

No entanto, a Samsung compensa com uma câmera macro especializada de 5 MP. Para simplificar, as câmeras macro ajudam o dispositivo a fazer zoom.

Alta tecnologia: Motorola Edge 30 Ultra vs. Samsung Galaxy S22 Ultra

Finalmente, você verá o desempenho de ambas às marcas nos dispositivos de ponta. Esse é bastante decisivo, pois mostra até onde elas podem ir tecnologicamente quando têm os recursos. Isso também leva a pensar: quem vende mais Samsung o Motorola?

Começando com a câmera. Aqui existe uma repetição do que aconteceu na faixa intermediária, em que a tela P-OLED da Motorola é confrontada com a AMOLED da Samsung. Por outro lado, eles também mantêm as mesmas taxas de atualização, com 144 Hz para a Motorola e 120 Hz para a Samsung.

Neste caso ponto vai para a Samsung em relação à Motorola. Não apenas pelas mesmas razões que no caso do A53, mas também porque aqui existe uma tela um pouco maior.

Passando para o processador, ambos os dispositivos usam a mesma linha, a primeira geração do Snapdragon 8. No entanto, o Edge 30 tem um modelo mais avançado: o Snapdragon 8 Plus, o que o coloca um passo à frente.

Em termos de RAM, ambos têm 12 GB, o mais recente em um dispositivo de ponta, portanto, se quiser saber qual celular trava menos Samsung ou Motorola, a resposta é, sem dúvida, Motorola.

Falando agora sobre suas câmeras. Aqui, a Motorola optou mais uma vez por um modelo de câmera tripla, enquanto a Samsung continua com a câmera quádrupla. No entanto, desta vez, a Motorola oferece mais concorrência.

Samsung Galaxy S22

A câmera principal tem quase o dobro de MP que a do Galaxy S22 (200 MP contra 108 MP), além de um panorama de 50 MP contra 12 do S22.

No entanto, o Galaxy S22 Ultra é, sem dúvida, notável por ter um dos zooms mais poderosos do mercado. Ele tem duas lentes de zoom óptico telefoto, ambas com desempenho superior ao do Edge 30 Ultra.

A primeira, uma clássica de 10 MP com zoom de 3x, não é novidade. Por outro lado, a segunda lente telefoto, também de 10 MP, possui um incrível zoom óptico de 10x. Esse nível de zoom do Samsung Galaxy S22 Ultra é comparável ao de uma câmera profissional.

Isso conclui a lista. Embora seja difícil encerrar uma discussão que coloca tantos dispositivos uns contra os outros apenas comprando dois, espera-se que, ao fazer isso, você tenha conseguido notar melhor os prós e os contras de cada dispositivo.

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Motorola vs. Samsung: qual é o melhor nas faixas intermediária e superior?, você pode visitar a categoria Tecnologia.

Conteúdo Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up