Principais processadores de 2023 para notebooks

Principais processadores de 2023 para notebooks

Atualmente, os notebooks cumprem diferentes tarefas na sociedade. Isso inclui notebooks usados para trabalho de escritório e tarefas árduas, como edição de vídeo e som, bem como notebooks para jogos. No entanto, todos eles têm uma coisa em comum: cada um deles exige componentes de altíssima qualidade para fazer o que devem fazer. Nesse caso, vamos nos concentrar no componente mais importante de um notebook: o processador.

Os processadores ou unidades centrais de processamento (CPUs) são os elementos dos notebooks e computadores de mesa encarregados de computar, ordenar e processar todas as tarefas que devem realizar. Por esse motivo, os processadores são considerados os "cérebros" de um computador: eles fazem todos os cálculos matemáticos binários e colocam tudo em seu devido lugar para tornar suas funções eficientes.

Com isso em mente, é natural pensar que quanto mais avançado e caro for o processador, mais rápido será o funcionamento do notebook, e isso é totalmente verdadeiro. No entanto, no caso dos computadores de mesa, isso não acontece, pois eles exigem que se pense em cada um de seus outros componentes para escolher o melhor ao montá-los. Os notebooks, por outro lado, já vêm montados e prontos.

Agora precisamos saber quais tipos de processadores, entre marcas, modelos, velocidade e potência, são os mais adequados para um notebook. Embora nesse caso não faremos um ranking dos processadores para notebooks, discutiremos o assunto em profundidade e com especificações técnicas. Vamos ver quais são os melhores processadores para notebooks em 2023!

Qual é o melhor tipo de processador para notebook?

ranking dos processadores para notebooks

Essa pergunta, que já parece bastante clara, pode ser superada por uma mais específica e igualmente comum: "qual é o melhor processador para notebook Intel ou AMD? Intel e AMD são as marcas de processadores presentes em todos os notebooks do mundo, exceto nos casos de Apple Macs e Linux. Ainda assim, antes de entrar nesse debate, precisamos falar de modo geral sobre o que torna os processadores "melhores".

Primeiro, precisamos falar sobre Hertz. Essa é uma medida que estabelece a velocidade na qual cada processador trabalha e executa suas tarefas. Quanto maior o número de Hertz de um processador, melhor ele é, pois uma velocidade maior significa que ele pode executar mais funções do que outros em menos tempo. Atualmente, os processadores medem isso em GHz (Gigahertz).

Em segundo lugar, precisamos saber como funciona uma CPU. Quando uma função, um programa ou um dado é colocado em processamento, os processadores usam a memória RAM para processar esses dados. Primeiro, o processador lê esses dados associados à tarefa, depois retorna esses dados à RAM e, em seguida, o notebook começa a executar o programa ou a tarefa.

Resumindo, os processadores, considerados o núcleo dos computadores de mesa e notebooks, são a razão pela qual é possível realizar tudo o que esses computadores podem fazer atualmente. No entanto, uma pergunta continua sem resposta: os processadores Intel ou AMD são melhores?

Intel ou AMD: esse é o dilema

Por muitos anos, a Intel foi a rainha do mercado quando se tratava de processadores de computador, enquanto a AMD sempre esteve em segundo lugar. Com o tempo, a AMD aprimorou seus produtos e se tornou mais presente no mercado. Hoje, a Intel e a AMD compartilham uma posição semelhante em vendas, mesmo que a AMD seja considerada uma marca mais relacionada à produção de processadores para notebooks de jogos.

Esse último aspecto é essencial, pois a AMD sempre se concentrou em gráficos integrados em notebooks, enquanto a Intel costuma adotar uma postura mais universal, ou seja, dedicada ao desempenho ideal de todas as tarefas que podem ser realizadas em notebooks. Atualmente, a AMD e a Intel têm vendas semelhantes no mercado, embora a Intel seja geralmente a marca preferida por aqueles que precisam realizar uma variedade de tarefas.

Qual é o melhor notebook i5 ou i7?

A Intel Corporation, até pouco tempo atrás, tinha processadores i3 que eram excelentes para notebooks. No entanto, com o passar dos anos, essa série foi sendo descontinuada gradativamente. Hoje, os processadores i5 e i7 são os processadores mais populares da Intel Corporation, que atualmente vende vários milhões de notebooks no mundo inteiro equipados com esses componentes.

O processador i5 para notebooks, especificamente, tem uma enorme variedade de modelos e séries que ainda estão em uso. Embora esses processadores não cheguem nem perto do Intel i7, devemos admitir que a série i5 é forte e bem-sucedida quando se trata de processadores eficientes e rápidos. Afinal de contas, eles conseguiram superar os AMD R5s em muitos casos.

Por outro lado, o processador i7 para notebooks e seus modelos definitivamente deixaram sua marca quando se trata de tecnologia de processador ou CPU. Esses componentes têm gerações, o que significa que um processador i7 não é necessariamente melhor do que um i5, embora esse seja o caso dos processadores i7 mais novos. Por exemplo, um i5 de 11ª geração geralmente é muito melhor do que um i7 de 10ª geração.

Quais são os melhores processadores de notebook 2023?

A popularidade da Intel é muito maior do que a de qualquer outro processador de notebook e, por esse motivo, acreditamos que, se existe uma série de processadores de maior qualidade, eles certamente devem ser encontrados nessa marca. No entanto, nesse artigo, citaremos as 3 CPUs que, por motivos técnicos ou gostos pessoais, foram as mais procuradas em 2023.

O primeiro deles é o Intel Core i9, série 13900KS. Esse processador é considerado atualmente o mais potente e rápido do mundo, graças à sua frequência de 6 GHz sem overclocking. Ele conta com a tecnologia Adaptive Boost para otimizar seu desempenho em jogos e edição de vídeo, entre outras tarefas. Além disso, é uma CPU com 24 núcleos e 150 Watts de potência básica.

Em segundo lugar, novamente da Intel, temos a série i7 13850HX, um processador high-end pertencente à série Raptor Lake. Ele tem 16 núcleos, 24 threads combinados e tecnologia HyperThreading. É uma CPU poderosa, robusta e eficiente para realizar tarefas complexas em qualquer notebook.

Por último, temos a série AMD R9 7950X, que possui 16 núcleos trabalhando em velocidades de 4,5 a 5,7 GHz. Ela tem um grande cache e um TDP de 170 watts. Essa é a CPU ideal para os gamers que querem aproveitar a última geração de jogos com capacidade e qualidade total.

O ato de escolher um notebook com excelente desempenho e eficiência envolve primeiro olhar para o tipo de processador que ele traz consigo. Sempre considere sua potência e as necessidades que exigimos dele para fazer a escolha de modo que o bolso não sofra!

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Principais processadores de 2023 para notebooks, você pode visitar a categoria Computadores.

Conteúdo Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up