Um guia rápido e abrangente para decorar qualquer área externa

decorar qualquer área externa

Ao decorar espaços externos sejam pátios ou varandas cada elemento desempenha um papel fundamental na identidade e na estética do espaço. Para alguns isso pode ser complicado, por isso esse guia te ajuda a transformar seus espaços externos em retiros pessoais e locais de relaxamento.

Exploraremos o gerenciamento do espaço, as opções de cores, os diferentes tipos de móveis e plantas e algumas outras dicas gerais para que qualquer pessoa possa obter uma decoração excepcional.

Pátios e varandas

Embora a maioria das dicas do guia possa ser aplicada tanto a pátios quanto a varandas, existem algumas diferenças importantes que devem ser levadas em conta ao planejar a configuração do espaço.

Na área de decoração área externa varanda, o espaço é muito importante. Embora existam algumas casas com varandas tão espaçosas quanto um pátio e pátios tão pequenos quanto uma varanda comum, na maioria das casas esse não é o caso.

decoração área externa varanda

É sempre tentador querer aplicar as milhares de ideias e centenas de móveis que procuramos em um pátio, mas aceitar que isso simplesmente não é possível é o primeiro passo para otimizar o espaço. Afinal de contas, não há nada pior do que uma varanda cheia de coisas sem uso.

É por isso que ao decorar área externa com varanda pequena, recomenda-se reduzir ao máximo uso de móveis volumosos. A melhor coisa a fazer é, na medida do possível, tentar aproveitar ao máximo as decorações que não ocupam muito espaço, como plantas de parede ou pequenos móveis.

Por outro lado, embora você possa tomar mais liberdade com varandas grandes, elas também costumam ficar a um passo de ficarem sobrecarregadas. Recomendamos que a decoração seja feita com cuidado.

No caso dos pátios, a decoração de área externa tem o problema oposto. Com tanto espaço em nossas mãos e tantas possibilidades, decidir sobre um tipo de decoração pode ser usada é difícil.

Além disso, quem tem pátios grandes pode pensar de antemão que decorar todo esse espaço vai custar muito dinheiro, mas esse o objetivo deste guia é dar ideias fáceis, baratas e aplicáveis para que você possa transformar qualquer espaço.

Gerenciamento de espaço

Quer esteja tentando decorar um pátio ou uma varanda, o resultado final dependerá muito de como você gerencia o espaço. Embora "gerenciamento de espaço" possa parecer complicado, na maioria das vezes você só precisa ouvir o bom senso.

Em pátios ou varandas grandes, a primeira coisa a fazer é dividir o espaço. Embora, no final, todo o pátio deva funcionar como uma unidade, a divisão será feita de pequenos espaços com sua própria decoração área de externa pequena ou grande.

decoração área de externa pequena

Uma boa maneira de pensar nisso é considerar as divisões como "zonas". Por exemplo, uma área de estar, uma área de plantio, uma área de alimentação etc. Ao dividir o espaço você torna mais acessível e fácil a grande tarefa de decorar um espaço grande já que trabalha com vários espaços menores.

Mas o que nunca deve ser esquecido é que não importa se é um pátio desordenado ou uma área externa simples e bonita, cada um desses pequenos espaços deve seguir uma mesma linha de decoração.

Afinal, a soma de todos eles será o que dará personalidade ao pátio como um todo. Cada espaço deve se complementar e encontrar o equilíbrio entre eles, isto é uma das chaves para um ótimo design.

Equilíbrio nas cores

Quando se trata de cores, embora possa ser tentador usar cores brilhantes e saturadas, é sempre melhor ser comedido. Obviamente, isso é uma questão de gosto, mas, em geral, até mesmo os amantes das cores concordam que quanto mais forte for uma cor, mais espaço ela precisa para brilhar.

Para aqueles que querem optar por cores, recomendamos usar um tom neutro (como branco, creme ou vários tons de marrom) como a cor principal do site. Assim, a partir do contraste com cores mais sóbrias, as cores fortes que quisermos incorporar se destacarão muito mais.

Móveis para áreas externas

decoração de áreas externas simples

Muitos acham que não existe muito o que dizer especificamente sobre móveis para áreas externas. A decoração de áreas externas simples ou complexas pode tomar várias direções e seria impossível abranger todos os tipos de móveis. Entretanto, o que pode ser feito é dar algumas orientações gerais.

A primeira e mais importante é sempre deixar claro que estamos falando de espaços externos. Embora possa ser tentador colocar um sofá ou tapete de interior em um pátio, isso pode fazer mais mal do que bem.

Sempre escolha móveis feitos de materiais resistentes. Entre eles, o aço inoxidável, o alumínio e a madeira de teca podem ser bons materiais para a escolha desses móveis.

Por outro lado, embora os materiais sintéticos sejam frequentemente menosprezados, a maioria deles continua sendo impermeável, resistente às intempéries e, sejamos francos, opções muito baratas. Eles podem fazer toda a diferença na decoração de uma área externa simples e barata.

Plantas

As plantas sempre foram uma parte central da decoração de áreas externas. Como você pode imaginar, o repertório de plantas para espaços externos é ainda maior do que o de móveis, portanto, aqui também vamos dar uma olhada geral.

Vamos começar com as flores. Por milhares de anos, elas têm sido uma maneira natural de adicionar cor a qualquer espaço. Existem flores para todos os gostos, variando muito em forma, tamanho, cor e até mesmo cheiro. As plantas com flores são uma das melhores maneiras de decorar área externa gastando pouco.

decorar área externa gastando pouco

Ao comprar flores, existem duas coisas que você deve ter em mente. Por um lado, a cor das flores deve combinar com a cor do restante do espaço. Além disso, o cuidado que cada uma dessas plantas precisa varia muito. Você não deve comprar uma planta com flores muito bonitas é de pouca utilidade se soubermos que não seremos capazes de cuidar dela.

Vamos passar para as trepadeiras. No caso de paredes de pátios ou varandas, as trepadeiras permanecem tão antigas quanto eficazes na decoração de parede de área externa. Os diferentes tipos de plantas trepadeiras podem transformar um muro de concreto em um muro vivo em um segundo.

Este é o fim do guia de hoje. Embora você saiba que ainda existe muito a dizer, acreditamos que fornecemos a você algumas ferramentas gerais para decorar qualquer tipo de espaço externo.

Se quiser conhecer outros artigos semelhantes a Um guia rápido e abrangente para decorar qualquer área externa, você pode visitar a categoria Guia de Compras.

Conteúdo Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up